A imperfeição dos detalhes
Pinóquio, criação de Carlo Collodi em 1883, sempre foi um personagem que despertou curiosidade do público e fascínio do cinema, que contou essa história em inúmeras adaptações. Ainda assim, é muito interessante poder chegar aqui e ver a visão de Guillermo del Toro, que deixa claro todo o amor e carinho que tem pela jornada do menino esculpido em madeira. É possível enxergar todo o suor da equipe nesse irreparável stop motion.
A introdução de “Pinóquio” já emociona quando revela a relação de Gepeto com seu filho, entregando ali um tom melancólico que se mantém durante a obra. Tudo o que vem adiante é mágico, comovente e nos mantém atentos, não só pelo o poder da trama como pelo prazer de assistir esse cinema tão rigoroso de del Toro e Mark Gustafson. É chocante toda construção dos cenários, personagens e essa rigidez de até mesmo simular as imperfeições, tornando tudo extremamente realista. É arte em sua forma mais genuína.

Ao ganhar vida, Pinóquio tenta desbravar esse mundo novo do qual ele tem tanta curiosidade, mesmo que vá contra a pessoa que ele mais ama, seu pai. Ele comete alguns erros no caminho e precisa repará-los. “Ser um menino de verdade” nunca é um desejo seu e tornar-se humano acaba sendo uma consequência de suas ações e de seus sentimentos tão puros como amor e altruísmo. O roteiro desenha muito bem essas transições e como a transformação não vem apenas do protagonista, mas também na vida daqueles que o cercam, que são impactados por seus atos de bondade.
É interessante como toda essa jornada é vista pelo olhar do Grilo (incrivelmente dublado por Ewan McGregor), e como até mesmo ele, como narrador, tão acostumado a contar sobre a si mesmo, se permite ver a beleza do outro e tudo o que um menino de madeira tem a lhe ensinar. “Pinóquio” é sobre filhos imperfeitos e pais imperfeitos. É também sobre vida e morte e como tudo o que vivemos aqui é uma fração pequena diante desse mundo imenso, que começa e logo acaba. O que torna o protagonista humano também é compartilhar dessa previsibilidade de tempo, de viver e não saber quando é o fim.
NOYA: 8,5

País de origem: Estados Unidos, México
Ano: 2022
Titulo original: Guillermo del Toro’s Pinocchio
Duração: 117 minutos
Disponível: Netflix
Diretor: Guillermo del Toro, Mark Gustafson
Roteiro: Guillermo del Toro, Patrick McHale
Elenco: Gregory Mann, Ewan McGregor, David Bradley, Tilda Swinton, Ron Perlman