O som que emitimos no mundo
Cinema é um processo curioso. A atriz e comediante Jenny Slate sempre foi apaixonada por criar vozes diferentes (e até hoje tem construído uma carreira como dubladora também). Há tempos atrás, criou uma e foi, aos poucos, ao lado do seu marido na época, o diretor Dean Fleischer Camp, tentando entender como seria a forma que habitaria aqueles sons. Foi assim que eles criaram Marcel, uma pequena concha que usa sapatos. De improvisos, uma história foi sendo criada. De pequenos vídeos, um filme se tornou completo. Foram sete anos ao todo para que a animação ganhasse vida e Jenny pudesse revelar algo que dissesse muito sobre si mesma e sobre o amor por sua família.

Marcel, então, foi a grande criação de Jenny e Dean, e com ele, os dois escreveram livros e fizeram alguns curta-metragens. Agora, com o longa, produzido pela A24 e indicado ao Oscar de Melhor Animação, eles têm a chance de desenvolver uma história e alcançar um público maior. Nesse processo de tentar entender como seria Marcel, surgiu a ideia de um falso documentário, com perguntas sobre como é a vida do personagem. E em sua fascinante metalinguagem, o próprio diretor Dean Fleischer Camp surge na tela como aquele a fazer os registros. Como aquele a entender a verdade sobre Marcel e como é viver com tão pouca noção do que é o mundo, mas ao mesmo tempo, com tanto a dizer, tanto a nos fazer sentir.
Aquela pequena e graciosa Concha se separou de sua família e agora precisa aprender a conviver sozinho e a desenvolver seus próprios métodos de sobrevivência. Com a repentina fama, após alguns vídeos irem para a Internet, surge um chamado para uma aventura e uma chance de se reencontrar com aqueles que ama. Todos esses relatos do personagem emocionam porque são genuínos e possuem imensa sensibilidade. É inspirador poder ver o mundo pelos olhos de Marcel, por sua ótica otimista mesmo diante de tantos obstáculos. O roteiro flui como um belo improviso e acreditamos que estamos diante de um documentário. O humor, os diálogos, a emoção. Tudo surge de forma natural e nos inunda de compaixão e empatia.
Marcel tem uma forma incomum para uma concha e um jeito de viver muito específico. Em certo momento ele se questiona se outro estaria gostando de fazer as coisas que ele faz ou se talvez exista, em algum canto do mundo, alguém como ele. Às vezes nos perdemos nessas reflexões, na sensação de solidão e de que somos pequenos nesse universo gigantesco. “Marcel, a Concha de Sapatos” é um lembrete fascinante desta imensidão e de como somos seres únicos, com todas as nossas peculiaridades e imperfeições. Somos instrumentos de uma grande orquestra e como é importante aceitarmos e apreciar o som que emitimos quando fazemos parte dela.
NOTA: 9,0

País de origem: Estados Unidos
Ano: 2021
Titulo original: Marcel The Shell With Shoes On
Duração: 90 minutos
Diretor: Dean Fleischer Camp
Roteiro: Dean Fleischer Camp, Jenny Slate, Nick Paley
Elenco: Jenny Slate, Dean Fleischer Camp, Isabella Rossellini, Rosa Salazar