como poeira de estrelas

Somos todos feitos de poeira de estrelas. E como todas as estrelas, também temos nosso ciclo de vida. É com a analogia de uma Supernova que conhecemos a jornada de Tusker (Stanley Tucci), escritor e admirador de astronomia que, ao ser diagnosticado com demência em estado precoce, decide fazer uma última viagem ao lado de Sam (Colin Firth), com quem está casado há vinte anos. É uma jornada de agradecimento, de revisitar lugares em que estiveram juntos e apreciar este momento presente, do qual sua memória ainda tem controle.

Escrito e dirigido pelo estreante Harry Macqueen, o filme cria uma atmosfera melancólica e doce, tratando com bastante sensibilidade está união entre os dois homens. Durante uma viagem com belíssimas paisagens, eles precisam encarar este medo que enfrentam, de que a vida deles não será mais a mesma. De que eles não serão mais os mesmos.

Colin Firth e Stanley Tucci estão fantásticos aqui e apenas pela entrega dos atores conseguimos entender essa forte conexão que há entre os personagens. Há muito sentimento nos olhares, nos toques e principalmente no silêncio. A cena do brinde é o ponto alto do filme. Quando um fala através das palavras do outro em em um texto comovente sobre agradecimento.

Ainda que tenha muitas qualidades, é decepcionante o rumo que o filme vai tomando ao fim. Ao mesmo tempo em que o roteiro coloca seus personagens em situações difíceis, não deixa de ser caminhos fáceis para a narrativa, sem muita coragem. Tenta comover, mas falha quando o que nos revela é desconfortavelmente previsível. É extremamente delicado falar sobre demência e me surpreende o quão irresponsável emocionalmente acaba sendo no ato final, se distanciando daquela sensibilidade e maturidade que havia anunciado ao início. Mesmo assim, vale assistir pelo casal principal e pela força dos dois atores em cena.

NOTA: 7,0

País de origem: Reino Unido, Irlanda do Norte
Ano: 202
0
Título original: Supernova
Duração: 93 minutos
Diretor: Harry Macqueen
Roteiro: Harry Macqueen
Elenco: Colin Firth, Stanley Tucci

Deixe uma resposta