Seguindo com a retrospectiva 2023 aqui no site, venho para postar uma das minhas listas favoritas desta temporada…a de melhores cenas do ano.

Não foi fácil definir as minhas 16 favoritas, até porque tivemos diversos momentos icônicos, mas com muito esforço, fiz este ranking destacando as cenas que mais me marcaram. Seja porque foram engraçadas, aterrorizantes, emocionantes ou simplesmente porque entregaram um diálogo incrível ou atuações que mereceram destaque.

Lembrando que para esta lista eu levei em consideração apenas os filmes lançados em circuito comercial no Brasil, de janeiro a dezembro de 2023, seja no cinema, streaming ou VOD.

Espero que gostem da seleção e deixo espaço nos comentários para vocês citaram quais foram os seus momentos favoritos no cinema em 2023.

16. Maneater
(Que Horas Eu Te Pego?)

Eu confesso que não resisto a uma boa cena musical. Temos aqui um momento surpreendente de “Que Horas eu Te Pego?”, onde o filme deixa a comédia de lado e abraça seu lado mais doce e singelo. Percy (Andrew Barth Feldman) está em um jantar de gala com seu date Maddie (Jennifer Lawrence), até que ela o desafia a cantar e tocar piano na frente de todos. É um instante que encanta principalmente porque ele escolhe Maneater, clássica canção de Hall & Oates, em uma versão menos contagiante e mais romântica. A letra claramente atinge a protagonista e os dois compartilham ali algo muito íntimo e sincero ali.
.

15. 5 perguntas
(Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes)

“Dungeons & Dragons” é uma aventura recheada de bons alívios cômicos. Nesta cena, a equipe de Edgin Darvis (Chris Pine) decide, através de um feitiço, conversar com cavaleiros mortos em um cemitério para conseguirem informações de um item que procuram. A questão é que este feitiço é bastante limitado e permite que eles façam apenas 5 perguntas para cada um. Simplesmente impagável ver o personagem se enrolando todo para tentar ser o mais objetivo possível e perdendo todas as chances que tinham.
.

14. O Monólogo de Gloria
(Barbie)

Não há como não prestar atenção a cada palavra dita pela personagem Gloria neste inspirador e profundo discurso. Quando Barbie (Margot Robbie) parece não compreender sua existência, Gloria vem para dizer sobre o que é ser mulher na sociedade. Longe do didatismo e incrivelmente bem escrito, a roteirista Greta Gerwig escreve ali seu manifesto. Suas palavras são potentes e nos mantêm em silêncio e reflexivos. A atriz America Ferrera traz muita honestidade em cena e eleva ainda mais a qualidade. 
.

13. O Ritual
(Huesera)

Para expurgar uma entidade maligna que a persegue, Valéria (Natalia Solián) decide participar de um misterioso ritual. A diretora Michelle Garza Cervera constrói um instante de extremo pavor e visualmente impactante. É a personagem caminhando em um universo sombrio, até chegar ao ápice de ser devorada por seres albinos e rastejantes. Impossível não ficar hipnotizado aqui. É criativo e feito com efeitos práticos, o que deixa tudo ainda mais interessante e assustador. 
.

12. Fiat 500
(Missão: Impossível – Acerto De Contas)

Eles tinham um mini carro amarelo e um sonho. Ethan Hunt parte para a ação algemado com sua nova ajudante na missão dentro de um Fiat 500. O cenário, que conta com as movimentadas ruas de Roma, é belíssimo. A montagem dessa cena é sensacional, tornando a perseguição frenética e hipnotizante.
.

11. Arco do Triunfo
(John Wick 4: Baba Yaga)

“John Wick: Baba Yaga” é repleto de boas cenas de ação, mas essa, em específico, me tirou completamente o fôlego. Ao redor do Arco do Triunfo, em Paris, capangas tentam apagar nosso herói no meio de uma avenida movimentada. Entre carros, tiros e cortes precisos, a sequência nos mantém atentos a cada movimento, maravilhados pelo grande espetáculo que o diretor Chad Stahelski nos entrega.
.

Deixe uma resposta