Paixão silenciosa

Retorno do diretor Francis Lee, depois de sua ótima estreia em 2017 com o filme “God ‘s Own Country”. Aqui ele volta a fazer um romance bastante íntimo, onde seus personagens vivem em um universo gélido e grosseiro. Existem muitas semelhanças entre as duas obras, mantendo o cineasta em uma área de conforto, sem cometer grandes riscos.

“Ammonite” conta com uma atuação incrível de Kate Winslet e ela, com certeza, é o que há de melhor aqui. Ela interpreta a paleontóloga Mary Anning, que faz importantes descobertas científicas de fósseis de amonite, no Reino Unido do século 18. Ela vive reclusa ao lado de sua mãe e não recebe o devido reconhecimento profissional. Sua vida ganha uma nova possibilidade com a chegada de uma jovem casada (Saoirse Ronan) e que se recupera de um grande trauma. São duas mulheres introspectivas, que ao longo de poucas semanas, vão desvendando essa paixão que nasce entre elas.

Frances Lee captura os detalhes de cada ação. Acompanhamos, de perto, as curvas dos corpos, os gestos, os ricos objetos de cena. Ele constrói esse universo fechado, íntimo, que aos poucos se abre com a chegada de uma nova pessoa. “Ammonite” é um filme silencioso, que diz mais nos olhares que nos próprios diálogos.

Apesar do cineasta estabelecer bem esse universo, falta alma ao filme. Falta sentimento. Não existe química alguma entre as duas atrizes e isso quebra a magia do romance que jamais atravessa a tela. É tudo tão frio e distante, que ele nos deixa apenas como espectadores de uma história que nunca nos atinge. Saoirse Ronan que, mesmo sendo a atriz mais completa de sua geração, parece desconfortável, sem entender essa personagem que some em cena. Ao menos, o belo visual compensa nossa contemplação. As cenas são lindas, auxiliadas pela sempre competente trilha de Dustin O’Halloran.

“Ammonite” tenta ousar com suas fortes cenas de nudez e sexo, mas acaba sendo vazio quando não há sentimento envolvido. Trata-se de uma produção linda, cuidadosa nos detalhes, mas tão fria que pouco nos importamos com o que relata e que facilmente esquecemos.

NOTA: 6,5

País de origem: Austrália, Reino Unido, Irlanda do Norte
Ano: 2020
Disponível: Net Now / Para locação no Youtube, Apple TV, Google Play e Looke.
Duração: 120 minutos
Diretor: Francis Lee
Roteiro: Francis Lee
Elenco: Kate Winslet, Saoirse Ronan, Fiona Shaw, Gemma Jones

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s