2021 marcou quase que uma retomada no cinema. A pandemia ainda segue, mas as salas voltaram a revelar números mais expressivos. Filmes como “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” e “007 – Sem Tempo Para Morrer” fizeram uma movimentação que há tempos não se via. Claro, filmes de super-heróis acabam tendo muito peso nesse momento delicado, pois são eles, ainda, o grande chamariz. A Marvel veio com força com filmes como “Viúva Negra” e obras que iniciaram sua tão aguardada “fase 4” como “Eternos”, “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis” e o já citado Miranha. A DC foi mais discreta, mas acertou em cheio com “O Esquadrão Suicida”.

O Oscar, no início do ano, como sempre, dá a largada dos principais lançamentos do ano. “Nomadland”, “Meu Pai”, “Bela Vingança” e “Judas e o Messias Negro” foram os grandes destaques. A Disney também foi fundamental ao trazer animações de altíssimo nível como “Luca”, “Raya e o Último Dragão” e o mais recente, “Encanto”.

Por falar nisso, a plataforma da ratazana mercenária não foi muito bem, com poucas produções originais relevantes, diferentes da Netflix que chegou com tudo com alguns dos melhores filmes do ano como “Pieces of a Woman”, “Não Olhe Para Cima” e “A Filha Perdida”. A HBO Max, por sua vez, foi uma ótima adição nessa concorrência. A chegada da plataforma se provou necessária, ainda mais quando torna acessível títulos que acabaram de sair do cinema. É um passo e tanto. Prime Video, seguiu tímido. De qualquer forma, essas opções de streaming se tornaram ainda mais presentes na vida do cinéfilo.

Além da presença massiva do streaming em nossas vidas, outra coisa que marcou o ano foram os reboots e sequência de clássicos do cinema. Uma falta de originalidade, carência de novas ideias e uma forma de apelar para a nostalgia do público. Foi assim que tivemos o retorno de “Matrix”, “Halloween”, “Ghostbusters”, “Space Jam” e “A Lenda de Candyman”, além de sequências que ninguém pediu como “Invocação do Mal 3”, “O Homem nas Trevas 2”, “Um Lugar Silencioso – Parte II”.

2021 também marcou a volta triunfal dos musicais. “Tick, Tick…Boom”, “Em Um Bairro de Nova York”, “Amor, Sublime Amor”, “Querido Evan Hansen”, “Annette” e “Todos Estão Falando Sobre Jamie” provaram que foi o ano desse gênero. O faroeste também teve uma bela de uma reformulada com filmes como “First Cow”, “Nomadland”, “Cry Macho”, “Vingança e Castigo” e um dos melhores do ano: “Ataque dos Cães”.

Também tivemos retornos de cineastas consagrados como James Wan (Maligno), M.Night Shyamalan (Tempo), Wes Anderson (A Crônica Francesa), Denis Villeneuve (Duna) e Ridley Scott com a dobradinha “Casa Gucci” e “O Último Duelo”, além de Spielberg e Jane Campion em obras já citadas.

Tendo tudo isso em mente, venho aqui para enaltecer as produções que tivemos durante esse 2021. Criei uma premiação fictícia, reunindo em 16 categorias técnicas, filmes que merecem destaque e que acredito que foram os melhores em cada uma delas. Selecionei apenas filmes lançados no Brasil entre janeiro e dezembro aqui no Brasil, no cinema, streaming e VOD. Espero que gostem.

.

1. Druk – Mais uma Rodada
2. Bela Vingança
3. Loucos por Justiça
4. Annette
5. Duas Tias Loucas de Férias
6. Falsos Milionários

.

1. Meu Pai
2. Ataque dos Cães
3. A Filha Perdida
4. O Último Duelo
5. No Ritmo do Coração
6. Tick, Tick…Boom!

.

1. Raya e o Último Dragão
2. Luca
3. A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
4. Din e o Dragão Genial
5. Encanto
6. A Jornada de Vivo

.

1. Duna
2. Nomadland
3. Ataque dos Cães
4. A Crônica Francesa
5. First Cow
6. Amor, Sublime Amor

.

1. Duna
2. Pinóquio
3. A Crônica Francesa
4. A Vida Extraordinária de David Copperfield
5. Meu Pai
6. Cruella

.

1. Cruella
2. Duna
3. A Vida Extraordinária de David Copperfield
4. Amor, Sublime Amor
5. O Último Duelo
6. Noite Passada em Soho

.

1. Pinóquio
2. Duna
3. Casa Gucci
4. Maligno
5. O Esquadrão Suicida
6. Cruella

.

1. Godzilla vs Kong
2. Duna
3. Free Guy: Assumindo o Controle
4. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
5. Amor e Monstros
6. O Esquadrão Suicida

.

1. Duna
2. Godzilla vs Kong
3. 007 – Sem Tempo Para Morrer
4. Um Lugar Silencioso – Parte II
5. Finch
6. Tick, Tick…Boom!

.

1. Meu Pai
2. Noite Passada em Soho
3. 007 – Sem Tempo Para Morrer
4. O Último Duelo
5. Tick, Tick…Boom!
6. Em um Bairro de Nova York

.

1. Antonio Pinto (Nove Dias)
2. Gustavo Santaolalla (Finch)
3. Emile Mosseri (Minari)
4. Jonny Greenwood (Ataque dos Cães)
5. Kris Bowers (King Richard)
6. Nicholas Britell (Não Olhe para Cima)

.

1. Second Nature (Não Olhe para Cima)
2. Guns Go Bang (Vingança e Castigo)
3. Redemption (Palmer)
4. So May We Start (Annette)
5. My Own Drum (A Jornada de Vivo)
6. Dos Oruguitas (Encanto)

.

1. Ataque dos Cães
2. A Filha Perdida
3. Vingança e Castigo
4. No Ritmo do Coração
5. Não Olhe para Cima
6. Uma Noite em Miami

.

1. Emilia Jones (No Ritmo do Coração)
2. Rachel Zegler (Amor, Sublime Amor)
3. Filippo Scotti (A Mão de Deus)
4. Fred Hechinger (A Mulher na Janela)
5. Rachel Sennott (Shiva Baby)
6. Adarsh Gourav (O Tigre Branco)

.

1. Maggie Gyllenhaal (A Filha Perdida)
2. Florian Zeller (Meu Pai)
3. Nia DaCosta (Passando dos Limites / A Lenda de Candyman)
4. Emerald Fennell (Bela Vingança)
5. Edson Oda (Nove Dias)
6. Lin-Manuel Miranda (Tick, Tick… Boom!)
7. Benjamin Cleary (O Canto do Cisne)
8. Emma Seligman (Shiva Baby)
9. Rebecca Hall (Identidade)

.

1. Chloé Zhao (Nomadland)
2. Jane Campion (Ataque dos Cães)
3. Thomas Vinterberg (Druk – Mais uma Rodada)
4. Paolo Sorrentino (A Mão de Deus)
5. Ridley Scott (O Último Duelo)
6. Kelly Reichardt (First Cow)
7. Kornél Mundruczó (Pieces of a Woman)
8. Jasmila Žbanić (Quo Vadis, Aida?)
9. Leos Carax (Annette)

Deixe uma resposta