Assuma seu lugar

Nos últimos anos, a Disney tem se dedicado em trazer de volta as histórias de suas animações clássicas através do live action. Essa recuperação, principalmente após alguns fracassos, tem dividido o público e causado uma certa apreensão a cada novo título revelado. Trazer “Mulan” de volta era inevitável, ainda mais quando seu debate de empoderamento tão bem dialoga com os novos tempos, no entanto, a repaginação feita pode desagradar parte do público fiel da obra original. É possível afirmar que este é mais uma adaptação do que um simples live action e justamente por isso, devo dizer, foi o passo mais ousado dentre todos já realizados. Existe coragem na produção ao entregar uma história com diversas alterações, evitando o simples Ctrl C + Ctrl V. Coragem ao entender que nem tudo o que agradou os fãs um dia precisa ser um item irretocável. Trata-se de uma nova leitura e o cinema carece disso.

Mulan nunca foi uma criação da Disney e isso precisa ficar claro. A animação de 98 foi uma adaptação ao poema “A Balada de Mulan”, que por sua vez, foi inspirada em uma antiga lenda chinesa. Ela é um símbolo forte na cultura do país e é nítido que esta releitura, comandada pela diretora Niki Caro, tenta se aproximar mais das tradições locais, quase como um reparo histórico. É assim que tantos personagens adorados pelo público somem aqui, como Mushu, o Grilo e Li Shang. Há uma intenção de se criar uma história mais realista, ainda que não ignore por completo a fantasia e os exageros de um bom filme de aventura. Entendo e respeito essas decisões, assim como compreendo o fato de não termos a parte musical também. Nada desses elementos faz falta aqui e é perceptível o quanto eles não conversariam com esta nova roupagem. São escolhas difíceis mas são claramente justificáveis com sua narrativa. Inclusive, uma das melhores presenças na trama é uma adição, a vilã Xian Lang, interpretada pela ótima Gong Li. Ainda que pouco explorada pelo roteiro, gosto do que ela significa ali naquele contexto. Ela foi denominada de bruxa por uma sociedade que a excluiu, não por ter habilidades especiais, mas porque ela representava uma caminho de independência que mulheres não deveriam seguir.

Há um forte debate de feminismo e empoderamento na jornada de Mulan. Ela cresceu aprendendo que a única maneira de dar honra à sua família era se casando. Apenas os homens poderiam lutar. Mulan sempre se viu desconectada de tudo isso, não reconhecendo sua própria face porque foi treinada a ser silenciada. A silenciar sua voz, a silenciar seu dom. Quando o país é atacado pelos Rourans (não mais os Hunos, afinal os Hunos nunca atacaram a China), cada família daquela Dinastia deveria oferecer um homem para a batalha. Sabendo que seu pai jamais poderia enfrentar uma guerra novamente, principalmente devido sua idade, Mulan foge de casa e assume o papel de homem para conseguir entrar no exército. Durante todo o processo de treinamento, ela passa a questionar sua identidade e a entender que ali era seu lugar. Ali, no combate, ela poderia ser ela mesma, não mais omitindo suas habilidades, sua força, sua verdade.

O ponto de falha, porém, neste discurso e que o enfraquece, é o fato de que Mulan tem uma habilidade além do normal. Ela é um ser avançado, especial. É assim que o filme perde a chance de dizer para todas as garotas de que, independente do que dizem, elas podem estar onde os homens estão e podem ser tão bem sucedidas quanto eles. Seria interessante se Mulan fosse normal como todas as garotas e aprendesse algo de especial no caminho. Esta seria a mensagem ideal de motivação, o que se perde. Ao fim, ainda que ela tenha conquistado toda a glória, fica uma estranha sensação de submissão, da personagem ainda tendo que cumprir certas regras, servindo a honra de seu pai e do Império, um forte retrato patriarcal do qual a obra pretendia combater e fracassa.

O grande problema do filme está em seu apressado roteiro. Não há tempo para criar conexão ou empatia por nenhuma situação mostrada. Um dos focos da história é mostrar essa relação de Mulan com os homens do exército – que aliás, são todos bem carismáticos – e nesta cumplicidade que vai nascendo entre eles, porém, é tudo tão rápido e mal explorado, que enfraquece todas as motivações dos personagens. Todos os planos da protagonista também soam frágeis demais. A escolha dela em se passar por homem é um tanto quanto absurda e isso acontece sem nenhum tipo de dilema ou conflito interno, ela simplesmente faz. Assim como sua valentia em mostrar sua verdadeira identidade. Gosto do fato de Mulan se revelar por opção própria e não por um acidente, mas isso acontece de um jeito tão abrupto e mal planejado, que tira a lógica de todas as suas escolhas anteriores. Parece não haver reais obstáculos no caminho da personagem. Até mesmo quando o roteiro aponta um certo tormento com a chegada da bruxa, que poderia trazer alguns questionamentos à ela e uma interessante dualidade, o texto se esquiva para tornar o fim mais fácil.

Podemos contar, no entanto, com uma belíssima produção. Todo o trabalho de maquiagem, figurinos e cenários é deslumbrante. As lutas marciais, bastante tradicionais na cultura fílmica chinesa, trazem um dinamismo visualmente interessante para as cenas de ação. No entanto, o excesso de cortes desvaloriza essas boas coreografias, perdendo o brilho da boa experiência que poderia ter sido. A última batalha, encerrando o grande conflito do filme, estranhamente, é a pior de todas. É um momento de pouca inspiração, mal coordenada e esteticamente pobre. A presença da fênix, símbolo excessivamente inserido no cinema, nunca foi usado de forma tão cafona quanto aqui. O momento em que as asas surgem nas costas da personagem encerra de forma vergonhosa o que deveria ser o ápice da história.

Ainda que eu respeite e admire as alterações feitas, o que o difere positivamente de todos os outros live actions já feitos pela Disney, “Mulan” termina e deixa o mesmo gosto amargo dos anteriores. A aventura precisa ir além de uma boa produção que dê vida ao que antes era traços de uma animação. Falta emoção, falta entender o que de fato motiva esses personagens. Este acerta por não se sustentar apenas de nostalgia, mas falta um bom roteiro para sustentar suas criações e sua ousadia.

NOTA: 7

  • País de origem: EUA
    Ano: 2020
    Duração: 115 minutos
    Distribuidor: Disney
    Diretor: Niki Caro
    Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver, Elizabeth Martin, Lauren Hynek
    Elenco: Yifei Liu
    , Gong Li, Jet Li, Jason Scott Lee, Yoson An

Deixe uma resposta