Esse filme poderia muito bem se chamar “O Grito da Masculinidade”, isso porque, no meio de sua trama absurda, é possível fazer um paralelo aos encontros motivacionais liderados por coachs que libertam a força e garra existente no macho alfa. “A Arte da Altodefesa” revela, através de seu humor negro, as consequências de se viver cercado por um ambiente masculino tóxico.

Jesse Eisenberg dá vida à Casey, um homem inseguro que decide entrar para um grupo de karatê depois que é agredido na rua por um estranho. Decidido a não sofrer mais esse tipo de humilhação, ele ganha gosto pelas artes marciais, passando a seguir os passos de um misterioso e carismático sensei. A relação entre os dois personagens ganham traços bastante complexos e seus desdobramentos bizarros, tornam a trama um tanto quanto fascinante, divertida sim mas altamente assombrosa.

“A Arte da Autodefesa” é um retrato triste deste homem que tenta recuperar sua dignidade e nesta sua busca acaba por ser forçado a gostar de “coisas masculinas”, a ser másculo, a não ter medo. Ele usa da violência para descontar suas tantas frustrações, se tornando aquilo que o intimida, aquilo que ele tanto odiava. O nascimento do ódio e a base cíclica de nossa sociedade.

Uma produção simples, mas incrivelmente eficiente. Destaque para a excelente e hipnotizante presença de Alessandro Nivola.

NOTA: 8

  • País de origem: EUA
    Ano: 2019
    Título original: The Art of Selfdefense
    Direção: Riley Stearns
    Elenco: Jesse Eisenberg, Imogen Poots, Alessandro Nivola

Um comentário em “A Arte da Autodefesa

  1. Chegue a praticar Karatê estilo Shotokan até o final dos anos 80…o grande ato importante das artes marciais não é procurar briga, luta ou ser um brigão como dizem!!!! O mais importante mesmo é formar pessoas e ensinar a ter bom caráter, que já é uma palavra parecida com Karate!!!! pessos praticante de karate, é claro que depende da escola e do professor…além da luta é estar preparado para coisas do dia a dia, ser forte, ter disciplina e ser uma boa pessoa!!!! valeu!!!! karatê além de esporte, luta marcial é acima de tudo uma filosofia de vida!!!! Hoje em dia é raro ter uma luta de corpo a corpo, as pessoas andam armadas…a lei brasileira é fraca e isso facilita a impunidade!!!! O maior desafio mesmo é controlar os seus medos, emoções e até mesmo as decepções!!!! abraços a todos!!!! valeu

Deixe uma resposta